Untitled Document
Untitled Document
Departamento de Comunicação da UFMA- Edição Eletrônica - v. 13, n. 22 -Julho/Dezembro de 2018 - ISSN 2176 - 5111


NORMAS DE PUBLICAÇÃO

A Cambiassu – publicação on-line semestral de estudos em Comunicação do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – visa a divulgação de pesquisas e estudos na sua área de interesse – Comunicação Social – e aceita trabalhos inéditos para publicação. Foca-se em questões relacionadas ao campo da comunicação e seus mecanismos de produção, distribuição e consumo.

Serão aceitos textos inéditos – permitindo-se até 4 (quatro) autores por trabalho – em português que serão avaliados, sem identificação, por dois membros do Conselho Editorial. Cada autor poderá enviar o máximo de dois trabalhos, sendo um individual e um em coautoria.

O trabalho original deverá ser submetido exclusivamente via e-mail no período estabelecido na chamada de trabalhos Após a recepção do material, e análise dos pareceristas da revista, os editores responsáveis entrarão em contato com os(as) autores(as), em prazo também estipulado na chamada de trabalhos, via e-mail, para a divulgação dos aceites.


Normas para envio e apresentação dos originais


1. A revista Cambiassu aceita artigos, ensaios, relatos de pesquisa, entrevistas e resenhas para publicação, desde que tratem do campo da comunicação e sejam inéditos.

1.1 As entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores ou pessoas de saber público e notório da área de comunicação e afins.

1.2 As resenhas podem ser feitas a partir de obras impressas, sonoras, multimídias e audiovisuais.

2. A publicação dos trabalhos dependerá de decisão do Conselho Editorial, após ouvir o parecer de dois conselheiros. Em caso de empate um terceiro membro do Conselho Editorial será ouvido. É adotado o sistema de parecer duplo cego: o parecerista não é informado sobre a autoria do texto avaliado e o(a) autor(a) não é informado(a) sobre a identidade dos pareceristas.

3. A apresentação dos originais deve observar as seguintes orientações:

3.1. Os originais devem ser enviados, exclusivamente via e-mail, para o endereço: revistacambiassu@gmail.com

3.2. Os trabalhos devem ser digitados em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, com extensão de 10 a 15 laudas para artigos; até 10 laudas para ensaios; oito a 10 laudas para relatos de pesquisas e entrevistas; quatro a seis laudas para resenhas, excluídas as páginas destinadas à bibliografia e anexos. Os trabalhos devem ser enviados em dois arquivos, sendo um em PDF, sem identificação de autoria de qualquer natureza e outro em Word, arquivos .doc ou .docx, com identificação de autoria conforme o item 3.3.

3.3. Os trabalhos devem ser enviados com resumo de no mínimo cinco linhas e no máximo oito linhas em português e inglês; com três a cinco palavras-chave nas duas línguas; e síntese do currículo em nota de rodapé com a qualificação e filiação institucional do autor de, no máximo, três linhas, cujas informações serão publicadas na revista.

3.4. As notas explicativas devem ser feitas no sistema de notas de rodapé e as referências bibliográficas das citações pelo formato autor/data. Todo o material deve ser apresentado de acordo com as normas da ABNT para textos acadêmicos

3.5. Trabalhos que utilizem imagens (fotografias, desenhos, gráficos...) podem ultrapassar o limite de laudas definido no item 3.2 desta chamada de trabalhos desde que não ultrapasse o limite máximo de 20 laudas para artigos, 13 laudas para ensaios, relatos de pesquisa e entrevistas e 10 laudas para resenhas. A quantidade de imagens deve ser coerente com as necessidades do trabalho apresentado.

3.6 O autor deverá, necessariamente, enviar seus contatos telefônicos e de e-mail sob risco de exclusão da seleção. Os editores entrarão em contato com os autores preferencialmente via e-mail.

3.7 A formatação do material deve obedecer, necessariamente, ao modelo apresentado junto a esta chamada, sob risco de exclusão da seleção.

4. Os editores comunicarão ao(s) autor(es) se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com sugestão de alteração ou recusado. No caso do trabalho ser aceito com sugestões de alteração, o Conselho Editorial dará um prazo para que o(s) autor(es) faça(m) as modificações solicitadas e envie(m) novamente o trabalho para avaliação, sendo possível ainda a recusa da publicação por parte do Conselho Editorial caso este entenda que as modificações não foram suficientes para garantir a publicação do material.

5. Os autores devem enviar para os editores, para o endereço eletrônico acima indicado, em documento anexo, declaração datada e assinada de que conhecem as normas de publicação da Cambiassu e que se submetem às mesmas, sob risco de exclusão da seleção. O modelo da declaração é apresentado junto à chamada de trabalhos da revista.

5.1 Qualquer tentativa de burla às normas de publicação da Revista Cambiassu que sejam percebidas pelos editores e/ou pelos avaliadores/pareceristas da revista serão encaminhadas à Procuradoria Jurídica da UFMA a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

6. Para contatos com os editores, escrever para revistacambiassu@gmail.com ou ainda para:

Prof. Carlos Agostinho Couto / Profa. Larissa Leda Fonseca Rocha
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Departamento de Comunicação Social
Av. dos Portugueses, s/n, Bacanga. CEP 65085-580 São Luís - MA - Brasil

7. Os prazos de recepção, avaliação e publicação de trabalhos são publicados semestralmente, a cada chamada de trabalhos divulgada pela equipe editoral. A revista Cambiassu não aceita trabalhos em fluxo contínuo.

Conselho Editorial

Adriano Duarte Rodrigues (UNL)
Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto (UFMA)
Ed Wilson Ferreira de Araújo (UFMA)
Denise Cristina Ayres Gomes (UFMA)
Flávia de Almeida Moura (UFMA)
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques (UFCE)
James Maxwell Fernandes Araujo (UFMA)
João Pissarra Esteves (UNL)
Joanita Mota de Ataíde (UFMA)
José Ribamar Ferreira Júnior (UFMA)
Larissa Leda Fonseca Rocha (UFMA)
Luciana Saraiva Oliveira Jerônimo (UFMA)
Margarida Krohling Kunsch (USP)
Protásio Cézar dos Santos (UFMA)
Sílvio Rogério Rocha de Castro (UFMA)


Editor
Carlos Agostinho Almeida de M. Couto (UFMA)

Editora
Larissa Leda Fonseca Rocha (UFMA)

***

Edição e Layout
Carlos Andrade


***

CAMBIASSU - ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO

Departamento de Comunicação Social - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Av. dos Portugueses, s/n, Bacanga, CEP 65085-580 São Luís - MA - Brasil

Telefone: (098) 2109 8430 - E-mail: cambiassu@ufma.br