CAMBIASSU - NÚMERO 01

REVISTA CAMBIASSU – ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Curso de Comunicação Social da UFMA

EDIÇÃO IMPRESSA

São Luis, Maranhão - Ano I – Número 01 – Janeiro a Dezembro de 1983
.............................................................................

INICIATIVA LOUVÁVEL

Felizmente, sai o primeiro número da nossa revista, fruto da iniciativa espontânea dos nossos docentes. A modéstia e a simplicidade são suas características principais. Não nos preocupa a riqueza da impressão. Até mesmo achamos que comunicamos melhor, se falarmos de pés fincados na nossa realidade. O que queremos é produzir alguma coisa que seja útil aos alunos e a toda comunidade acadêmica da área da comunicação social.

Apoiamos a iniciativa e louvamos sobretudo o entusiasmo de alguns. A todos convidamos a participarem dos próximos números. Urge somarmos esforços na busca constante da melhor qualidade de ensino na nossa Escola.

A semente está lançada. Que obreiros não nos faltem ao longo da caminhada pois a causa é nobre e gratificantes serão os seus resultados. Cada professor tem seu espaço reservado nessa revista. E a ninguém compete substituí-lo. O lugar é só seu, já pela especialidade da disciplina que ministra, já pela responsabilidade que tem de prestar sua parcela de colaboração nesta tarefa meritória de formar comunicadores do Maranhão.

O Departamento somos todos nós. Alunos, professores e funcionários. A cada um cabe arcar com suas responsabilidades e contribuir para a execução do objetivo comum: um ensino de melhor qualidade. A todos convem zelar pelos instrumentos que nos levam a esse nível de ensino, a Revista, o Jornal Laboratório e demais laboratórios que hoje possui nosso Departamento.

Oxalá as criatividade de nossos docentes encontrem sempre mais meios que nos propicie oferecer aos alunos melhores condições de aprendizagem. A administração departamental está sempre a apoiar as sugestões e reivindicações que tenham por meta o melhor nível de ensino.

É mister o envolvimento nesse processo de toda comunidade acadêmica vinculada ao Departamento de Comunicação. Ninguém tem o direito de ficar alheio. Omisso. Esperando que os outros trabalhem! A omissão de um apenas , às vezes, resulta no insucesso de todos!

O professor, sobretudo, deve ser o elemento que deslanche um processo consciente e honesto de mudança do “status quo” do ensino dentro da Escola. A Revista parece-nos ser o início dessa preocupação. Levemos a iniciativa à frente! Empenhemo-nos todos pelo seu crescente aperfeiçoamento! Os frutos serão obtidos com certeza!

PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA VIANA
Chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão

..................................................................................

NESTA EDIÇÃO

* Imprensa e credibilidade
- Lago Burnet

* A imprensa e a violência
- Sebastião Jorge

* Um percurso de relações pública dos tempos imemoriais
- Virgília Rayol B. Maluf

* O mito da objetividade na informação telejornalística
- Guilherme Jorge de Rezende

* A imprensa alternativa em São Luís
- Vera Lúcia Salles de Oliveira

* A invenção dos componentes da imprensa
- Severino Cadorim

* TV e êxodo rural
- José Ribamar Nascimento


********

Para ter acesso a esta e outras edições impressas da Revista Cambiassu, consulte a Hemeroteca do Curso de Comunicação Social ou a Biblioteca Central da UFMA.