CAMBIASSU - NÚMERO 06

REVISTA CAMBIASSU – ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Curso de Comunicação Social da UFMA

EDIÇÃO IMPRESSA - ISSN 0102 - 3853

São Luis, Maranhão - Ano VI – Número 06 – Primeiro semestre de 1996
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HORA DE GUARNICÊ

Cambiassu, publicada pela primeira vez em 1983, ressurge com novo projeto gráfico e editoria depois de três anos de silêncio. O último número circulou em 1993. A sua volta, decida em 1995, acabou sendo a melhor maneira de incentivar a produção científica nos 25 anos do Curso de Comunicação Social da UFMA.

A palavra Cambiassu, de origem indígena, representa um tambor. O pai Francisco e a mãe Catirina – personagens entrais do auto do bumba-boi que anima as noite juninas de São Luís – nos ensina que o tambor serve tanto para enviar mensagens a distância, quanto para reunir os que estão dispersos e anunciar a hora do “guarnicê”.

Com a volta da revista, o Departamento de Comunicação Social pretende constituir um marco de publicização de pesquisa em comunicação, possibilitar o intercâmbio entre diferentes centros universitários, romper com a lógica que separa a pesquisa, ensino e extensão e estimular, na região, o estudo do campo da Comunicação.

Cada edição tem um núcleo temático. Este é dedicado _a comunicação e a política. A diversidade de abordagens é reveladora da complexidade do tema. Para incentivar a polêmica, a revista coloca em debate o ensino de Comunicação. As comunicações científicas tratam da arte, discurso e ética. O centenário do cinema abre a sessão memória.

Os textos possivelmente agradarão uns, desagradarão outros; provocarão concordâncias e discordâncias. Espera-se, apenas, que as diferentes reações a este número signifiquem novos artigos, ensaios e resenhas. Esta é uma das formas possíveis de se dar boas vindas ao debate e de “guarnicê” a universidade pública gratuita.

 

PROFESSORA GISELLE MARQUES CARVALHO
Chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão

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NESTA EDIÇÃO

* Entrevista: A neura do jornalismo e a reforma d´O Estado do Maranhão
- Nilson Amorim Matos e Luis Pedro de Oliveira e Silva

* A lógica do imprevisível no discurso da propaganda
- Elias Machado Gonçalves

* Eleições 94: A construção dos cenários de representação
- Francisca Ester de Sá Marques

* O marketing político na classificação peirceana das ciências
- Evandro Cantanhede de Oliveira

* Uma política de comunicação para a cidade
- Antonio Albino Canelas Rubim

* Aspectos contextuais do posicionamento dos jornais de São Luís no período parlamentarista (setembro de 1961 a janeiro de 1963)
- José Ribamar Ferreira Junior

* Monitoria na graduação de comunicação: uma análise para a formação do comunicador social
- Luciana Saraiva de Oliveira

* Diagnóstico da habilitação de Relações Públicas no Curso de Comunicação Social da UFMA a partir da percepção dos alunos do 5º ao 9º período
- Éllida Neiva Guedes

* Sujeito e sentido na análise do discurso
- Carmem Helena Moscoso Lobato

* A arte como expressão do sentimento: o domínio da recusa
- Silvano Alves Bezerra da Silva

* A dimensão ética na informação midiática
- Adriano Duarte Rodrigues

* Memória - Os cem anos do cinema
- Mario Kupperman

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Para ter acesso a esta e outras edições impressas da Revista Cambiassu, consulte a Hemeroteca do Curso de Comunicação Social ou a Biblioteca Central da UFMA.