CAMBIASSU - NÚMERO 09

REVISTA CAMBIASSU – ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Curso de Comunicação Social da UFMA

EDIÇÃO IMPRESSA - ISSN 0102 - 3853

São Luis, Maranhão - Ano X – Número 09 – Primeiro semestre de 2002

.............................................................................

SOBRE ESTA EDIÇÃO

A presente edição que agora chega às mãos do leitor, muito mais que fruto do emprenho editorial do Departamento de Comunicação, vem fechar, com chave de ouro, o ciclo de acontecimentos que celebram os 30 anos de existência do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. E nada poderia ser mais apropriado. A universidade é, por excelência, o centro de formação dos nossos melhores cérebros, e a publicação científica é o resultado de um conjunto complexo, e extenso, de esforços que visam garantir a qualidade da educação superior.

Para ninguém deve ser estranha a convicção de que uma universidade que não produz cientificamente não consegue provar a razão de sua existência. Quer isto dizer: não basta entregar contingentes humanos ao mercado de trabalho, é necessário implementar a mentalidade científica, pó-la em exercício contínuo, exigir dela resultados frutíferos. Esse é o maior e mais angustiante dilema enfrentado pelas universidades periféricas, o seu calcanhar de Aquiles. Mudar esse quadro exigirá esforços gigantescos. Mas certamente entre tais medidas estará a atenção redobrada à publicação científica.

Por tais razões, sentimo-nos felizes e gratificados, ao mesmo tempo, por dar a público mais um número da Cambiassu, num momento tão auspicioso quanto esse. Este número da Revista Cambiassu está dividido em dois blocos temáticos: o primeiro toma como centro de seu interesse o discurso. O segundo, a imagem. Como não poderia deixar de ser, os temas foram diferentemente explorados, conforme os vieses e estratégias estabelecidas por cada autor.

Esta edição abre com o artigo de Mayra Rodrigues Gomes, Discorrer, disciplinar, que rediscute o poder fundamental educativo das palavras, ao empreender um exercício de aplicação dos conceitos palavra de ordem e dispositivo disciplinar, criados por Deleuze e Foucault. Rosana de Lima Soares analisa as estratégias e perspectivas do Governo brasileiro e as tendências da opinião pública discutida em jornais e TVs sobre a Aids. Francisco das Chagas Frazão explora, em A imagem televisual, as peculiaridades da imagem televisiva, tanto em seus limites técnico-representacionais como em algumas de suas potencialidades estéticas. O artigo de Joanita Mota de Ataíde, A república e o jornalismo, deixa as claras os vínculos entre a atividade jornalística e o Estado republicano moderno. E, fechando esta edição, Marcos Fábio Belo Matos traça um panorama do percurso da chega do cinematógrafo em terras tupiniquins até sua primeira exibição em São Luís, no artigo De Paris a São Luís: o percurso do cinema.

Silvano Alves Bezerra da Silva e Protásio César dos Santos
EDITORES


..................................................................................

NESTA EDIÇÃO

* Discorrer, disciplinar
- Mayra Rodrigues Gomes

* Aids, feminino plural: trajetos de uma epidemia
- Rosana de Lima Soares

* A imagem televisual
- Francisco das Chagas Frazão Costa Filho

* A República e o jornalismo: as origens do jornalismo e a busca de um elo com o sistema político republicano
- Joanita Mota de Ataíde

* De Paris a São Luís: o percurso do cinema
- Marcos Fábio Belo Matos


********

Para ter acesso a esta e outras edições impressas da Revista Cambiassu, consulte a Hemeroteca do Curso de Comunicação Social ou a Biblioteca Central da UFMA.